A sintonia entre fabricante e revenda e o avanço dos negócios

Era uma vez uma fábrica que resolveu investir em uma campanha de aproximação com o seu público-alvo. A ação surtiu efeito e este público começou a procurar as revendas desta indústria por entender que a marca poderia ajudá-lo. Porém, certa vez, uma pessoa procurou uma revenda motivada por essa iniciativa e expôs ao vendedor como havia chegado até ele. Mas o vendedor não sabia de nada sobre esta ação.

Como ficou a visão desse revendedor perante o cliente? Como será a experiência dele com a revenda, o produto e a marca daqui por diante?

A história parece ficção, mas não está longe da realidade. Muitas empresas desenvolvem ações para melhorar a comunicação com seu público e alcançá-lo com mais facilidade. Neste processo, incluem as revendas — parceiros estratégicos para desenvolvimento do negócio — e muitas delas não estão atentas às iniciativas implementadas.

Este fato é muito sério. É perder oportunidades de negócios, o que definitivamente não é uma opção. Qualquer ação bem planejada, focada e estruturada para melhorar as relações na cadeia de suprimentos deve ser extremamente bem aproveitada para que todos saiam ganhando. De nada adianta o fornecedor atuar com confiança e determinação, o consumidor aproveitar a oportunidade e, na hora de buscar o intermediário, perceber que não há preparo ou que a rede de negócios não está suficientemente em sintonia para que esse fluxo seja positivo e diferenciado.

É preciso que as revendas estejam em constante comunicação com seus fornecedores. Essa proximidade na relação garante que as estratégias estejam alinhadas e que ninguém perca nenhuma chance de venda. Ao consumidor, perceber essa sintonia é essencial para se sentir confiante de que marca e revenda estão atuando de maneira coordenada para oferecer o melhor serviço ou produto. Demonstra organização, preparo e competitividade.

Afinal, hoje o valor agregado é algo caro para consumidores conscientes. Ter a percepção de que ele não terá apenas o melhor produto, mas também facilidade e o atendimento às suas necessidades faz toda a diferença diante da concorrência. Nesse aspecto, a comunicação representa uma ferramenta indispensável, que exige especialmente dos revendedores a atenção total às ações do fabricante.