Por que migrar seu catálogo impresso para o formato eletrônico

A consulta por soluções que possam ajudar a resolver problemas do cotidiano ou melhorar situações específicas não é tarefa nova. Vários meios de divulgação sempre tiveram a função de ajudar o consumidor neste momento: listas telefônicas, jornais com ofertas de lojas e supermercados e, mais recentemente, portais de e-commerce. No entanto, qualquer empresa, independentemente do setor, já considerou — ou até já desenvolveu — um material para mostrar aos clientes o seu portfólio. Muitos utilizam recursos gráficos, mas será que realmente um catálogo impresso é a melhor opção? Como fazer para garantir que seu público o utilize efetivamente para tomar uma decisão de compra pelo que você oferece?

O primeiro cuidado, em qualquer plataforma que este conteúdo — impresso ou digital — estiver disponibilizado, precisa ser com a ortografia. Erros em relação às normas de gramática tiram a autoridade da empresa de uma forma muito relevante, tendo em vista que é um elemento básico ao passar informação a alguém. Afinal, se uma questão tão básica apresenta erros, quem dirá em situações mais técnicas e específicas?

Se impresso, é necessário atentar-se à qualidade do material, à identidade visual proposta, à disposição dos elementos, tamanho do texto. Isso porque, ao contrário de um ambiente digital, por exemplo, não será possível dar zoom se a fonte estiver pequena demais. A disposição de informações deve ser criteriosa e completa, para que não surjam dúvidas e o catálogo cumpra seu objetivo. Enfim, outras orientações você pode conferir no nosso texto sobre como desenvolver um catálogo de qualidade.

No entanto, por mais que se tome cuidado em relação a todos esses itens, uma questão é inegável: um material impresso tem prazo de validade bem curto. Quase perecível. O problema está na própria movimentação do mercado. Mesmo que a empresa não tenha possibilidade de atualizar seu portfólio de forma mais frequente, alguma ação agressiva do concorrente poderia ser uma oportunidade para uma comunicação mais direta, enfrentando justamente pontos estratégicos que exaltem os diferenciais do seu negócio.

As limitações de um catálogo impresso

A primeira limitação de um catálogo impresso é a necessária atualização dele. A sua empresa pode até desenvolver um material cuidadoso, refinado, de muito bom gosto, mas dentro de pouco tempo ele já terá informações defasadas. Por mais que haja um planejamento ditando a frequência de novos lançamentos, de modo que eles ocorram em períodos propícios para o encaminhamento de um novo material impresso, sempre que alguma novidade for apresentada ao mercado, será necessária uma reimpressão completa, mesmo que sejam apenas dois ou três produtos novos.

Ajustes técnicos para melhorias ou correções também não podem ser feitos em uma versão impressa, obviamente. O que o torna incorreto. O cliente passa a usar aquelas informações para conhecer mais sobre a sua empresa e o que ela oferece e encontra ali, por uma situação que não estava prevista, dados desatualizados. Daí as consequências são todas custosas: perder os clientes, ganhar a desconfiança deles por disponibilizar um material impreciso ou o reimprimir completamente. E nem essa reimpressão garantirá uma atualização correta, já que, com o dinamismo do mercado, é sempre possível que novas alterações sejam necessárias.

É importante lembrar ainda que os catálogos impressos são materiais que, por melhor que sejam desenvolvidos, não têm uma função abrangente. Quer dizer, trata-se de um recurso complicado de ser compartilhado, debatido entre seus clientes e pelos profissionais que fizerem uso dele. Além disso, a única forma de contato com a sua empresa será o telefone ou site, meios tradicionais que exigem uma dedicação e esforço do seu público.

Por natureza, o catálogo impresso é um formato que atua com base em uma antiga forma de comunicação, que cada vez mais perde espaço: o emissor para o o receptor. Ou seja, o conteúdo disponibilizado em um catálogo impresso é unicamente aquilo que você tem a dizer sobre si mesmo. Não serve como um ambiente de troca de ideias, impressões, esclarecimento de dúvidas e, principalmente, uma ferramenta direta e prática de venda. Assim, você não conhecerá as impressões que seu público tem sobre seus produtos ou a respeito da sua empresa.

Portanto, ao investir em um catálogo impresso é preciso colocar na balança o custo necessário para desenvolvê-lo e as dificuldades em utilizá-lo como ferramenta estratégica de ampliação dos resultados e alcance das suas metas. Claro que há algum tempo havia poucas alternativas a este modelo, o que o tornava um material indispensável, uma espécie de carta de apresentação da empresa. Mas com a tecnologia e o avanço da internet, da computação em nuvem e do compartilhamento de informações pela rede, tudo isso somado à ideia de troca de informações e conhecimento entre os usuários, outras oportunidades se apresentam como mais adequadas para auxiliar em táticas vencedoras — e o catálogo assumiu outras funções vitais, que veremos em seguida.

Catálogos interativos, completos e digitais estão mais conectados à realidade

Não são apenas os catálogos na web que estão mais conectados à realidade. O seu público também está. Ter um site e algumas redes sociais ativas não torna a sua empresa um case de modernidade e tecnologia. Simplesmente porque garantir resultados por este meio exige muito mais. Um importante passo é começar com os catálogos.

A gente ainda vai apresentar mais detalhes sobre as tantas vantagens de uma versão eletrônica. Inclusive, já mencionamos algumas delas em vários materiais aqui do blog. Mas sempre vale lembrar, até para fazer um contraponto a respeito do que falamos sobre os impressos: eletronicamente você pode editar, corrigir, interagir, destacar lançamentos, atualizar quantas vezes for preciso e modificar o layout sempre que for pertinente. Tudo a um custo menor do que aquele necessário para desenvolver toda uma nova tiragem de um material impresso.

Então não perca tempo! Aproveite as possibilidades de um catálogo eletrônico e disponibilize ao seu público essa forma de consulta ao seu portfólio. Você poderá comunicar-se com seus clientes de uma forma mais rápida e interativa, coletar as informações que eles trocam entre si para aprimorar o que você produz e pensar em estratégias que impulsionem as vendas. Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo neste processo!