Como o social beneficia a cadeia de suprimentos

A relação e a interação entre as pessoas tem conquistado cada vez mais destaque no mundo corporativo. Aos poucos, empreendedores estão percebendo a importância de destacar esse aspecto nas transações comerciais. Assim, o processo de interação das empresas de diferentes níveis da cadeia de suprimentos, que antes era considerado tipicamente mecânico e automático, agora coloca as relações humanas em foco. Esse princípio também foi inserido na cadeia de suprimentos ao aproveitar a ideia de colaboração e compartilhamento das mídias sociais. Foi assim que surgiu o conceito de Social Supply Chain.

A valorização das pessoas é, portanto, a principal característica desse novo modelo proposto para trabalhar com a cadeia de suprimentos e, dentre os principais benefícios, destaca-se a possibilidade de um crescimento inteligente. Isso acontece por meio da análise dos dados gerados pelos participantes de diversos setores em relação ao portfólio disponibilizado pelas empresas. Em outras palavras, a colaboração é centrada nos portfólios, a partir dos quais as pessoas irão gerar informações de extrema valia para os diferentes setores: fornecedor, indústria, distribuidor, revenda e consumidor.

A rede social corporativa e a colaboração dos usuários

O desafio é fazer com que a cadeia de suprimentos abandone aos poucos a forma mecânica baseada na catalogação de CNPJ e quantidade de produtos em uma lista, para ganhar proporções maiores, evidenciando a relação entres os indivíduos. Para que isso aconteça, utilizam-se ferramentas e conceitos típicos das redes sociais, permitindo que os participantes deixem comentários, impressões e avaliações sobre o portfólio, por exemplo.

A interação entre usuários, empresas e produtos gera as informações necessárias para compreender o mercado, de modo que o lucro obtido pode ser destinado a projetos e ações que realmente compensem. A análise desses dados pode identificar uma demanda suficiente para que a indústria desenvolva um novo produto que atenda às necessidades especificadas, além de aprimorar o portfólio com as sugestões deixadas nos comentários.

Outras possíveis informações a serem obtidas dizem respeito às matérias-primas utilizadas, se estão adequadas para as funções do produto, e à quantidade de mercadoria em estoque, se é suficiente ou necessária, por exemplo. Por isso, fazer das pessoas as protagonistas da cadeia de suprimentos é fundamental para fortalecer e desenvolver esse processo. As redes sociais “ensinaram” princípios importantes para estimular o social no mundo corporativo. Incorporá-los facilita a tomada de decisões e, consequentemente, impulsiona o negócio.

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