Como a computação em nuvem pode ajudar sua empresa

Passou o tempo no qual a única opção que tínhamos para armazenamento de arquivos era o HD do computador ou os servidores internos. Há alguns anos, a computação em nuvem chegou para ocupar essa lacuna e tornou-se uma forte realidade. A possibilidade de utilizar uma estrutura externa para guardar os dados e acessá-los de qualquer lugar vem atraindo um número cada vez maior de empresários.

E quais as vantagens disso? Na computação em nuvem, ao invés de armazenar os dados nos computadores ou em servidores locais, essas informações são alocadas em servidores remotos interligados com a infraestrutura da internet. Assim, o acesso a esses arquivos pode ser feito de qualquer dispositivo que esteja conectado com a web, a qualquer momento.

Trazendo para um exemplo prático, podemos falar da gestão de um catálogo de produtos. A empresa pode organizá-lo dentro de um sistema próprio, utilizando computadores ou servidores locais. Porém, neste caso, o acesso é restrito. Se os vendedores estiverem visitando algum cliente, terão de levar esse catálogo impresso ou em um pen drive, com chances de perda ou extravio dos arquivos.

Por outro lado, a empresa pode contratar uma solução que utilize a computação em nuvem para fazer a gestão do catálogo. Com isso, por estarem armazenadas em servidores externos, as informações podem ser acessadas de qualquer computador ou dispositivo móvel e 24 horas por dia. Dessa forma, o vendedor precisa ter apenas um login e senha para consultar a base de dados.

Essa mobilidade é uma das principais vantagens proporcionadas pela computação em nuvem. Mas há outras. Entre elas, a segurança. Uma vez colocadas em uma estrutura que utiliza essa tecnologia, as informações correm um mínimo risco de serem perdidas. Isso porque as empresas que prestam esse serviço fazem backup de tudo o que está armazenado.

Ainda falando em segurança, se algum equipamento estragar, não há perda de produtividade. Por estarem hospedados em uma estrutura externa e ficarem disponíveis a partir de qualquer dispositivo, para continuar a atividade, o usuário precisa apenas fazer o login em outro computador.

Computação em nuvem: uma forma econômica de armazenar informações

Pensando nas empresas que migram todos os seus dados para a nuvem, como as que utilizam um sistema de gestão empresarial baseado nessa tecnologia, podemos também falar em economia como benefício. A justificativa está no fato de que, para manter uma estrutura interna de servidores, a empresa terá um custo fixo de manutenção, além de possíveis despesas variáveis, caso algum equipamento estrague ou precise ser atualizado.

Por outro lado, com a computação em nuvem, a empresa investe no pagamento de uma taxa fixa e deixa por conta do prestador de serviço a responsabilidade pela manutenção, a atualização do software e as possíveis despesas variáveis.

Com tudo isso que citamos, fica claro que investir em uma solução que utilize a computação em nuvem é uma opção com grande potencial de retorno para o negócio, não é mesmo?

Deixe a sua impressão nos comentários, acesse o site da Catallog e conheça a melhor solução para organizar as informações sobre os produtos da sua empresa com segurança e praticidade.