A digitalização das indústrias é um caminho sem volta

Estamos vivendo um período de plenos avanços tecnológicos. Diante disso, a digitalização das indústrias torna-se um fator decisivo de competitividade. No entanto, mesmo que estejamos falando de uma realidade e não mais de uma tendência, no Brasil este cenário ainda não é tão forte quanto no resto do mundo. Muitas empresas por aqui ainda não entraram de vez nessa onda.

Esse contexto é evidenciado em pesquisas recentes publicadas no país. Uma delas, da PwC, aponta que, de 32 indústrias pesquisadas, apenas 9% afirmam que estão em estágio avançado de aplicação de alguma das tecnologias que fazem parte do conceito de indústria 4.0, que traz às empresas o que há de mais moderno na tecnologia da informação voltada a processos.

O percentual fica ainda menor quando o comparamos com o de outros países. No México, 40% das empresas que participaram da pesquisa estão em estágios avançados de digitalização, o mesmo número da China. Na África do Sul, são 27% das indústrias nessa situação.

Outra pesquisa que comprova essa realidade foi realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, 48% das 2.225 empresas consultadas utilizam pelo menos uma tecnologia digital. Além disso, do total, pouco mais da metade (58%) conhece a importância dessas aplicações.

Mesmo que a tecnologia esteja disponível para os diversos estágios da cadeia de valor dos produtos industriais, desde o desenvolvimento até o uso, a maior parte dos esforços feitos no Brasil está na fase dos processos. O estudo aponta que 73% das empresas que afirmaram usar, ao menos, uma tecnologia digital, o fazem nesta etapa.

Ainda de acordo com o levantamento, outras 47% a utilizam na etapa de desenvolvimento da cadeia produtiva e apenas 33% em novos produtos e negócios. Isso significa que a grande maioria dos empresários não aproveita todo o potencial da tecnologia.

Em grande parte, o baixo nível de digitalização das indústrias está ligado ao desconhecimento em relação a essas soluções. Entre as empresas consultadas, 42% não identificaram quais soluções digitais, em uma lista com dez opções, têm o maior potencial para impulsionar a competitividade da indústria.

Isso é mais significativo quando olhamos somente para as pequenas empresas, pois 57% desconhece as possibilidades das ferramentas digitais. Entre as grandes, esse número cai para 32%, ainda baixo, levando em consideração a presença da tecnologia em nosso dia a dia.

Futuro mais otimista

Apesar dessa realidade, o horizonte é mais animador em relação à digitalização das indústrias. Ainda de acordo com o estudo da PwC, no Brasil, o percentual de empresas digitalizadas deve sair dos atuais 9% para 72% em 2020, chegando mais perto da média global.

Ao mesmo tempo, o investimento também deve aumentar. Se, atualmente, uma em cada dez empresas aplicam mais do que 8% de suas receitas em tecnologia digital, esse número pode chegar a 21% nos próximos anos.

Essas pesquisas falam sobre a aplicação da indústria 4.0, que engloba integração entre máquinas e sistemas e automação do parque fabril. Mas a digitalização das empresas também envolve soluções menos complexas, que podem ser mais facilmente aplicadas ao dia a dia do negócio e são capazes de gerar resultados satisfatórios.

Digitalização das indústrias está ligada à busca por competitividade

Em um mercado cada vez mais globalizado, a digitalização das indústrias não é mais uma questão de seguir a tendência, mas, sim, de competitividade e sobrevivência. Se quiserem disputar os clientes em pé de igualdade com as empresas de outros países (e também em relação ao mercado interno), os brasileiros precisam correr atrás.

Para isso, um passo fundamental é buscar capacitação, lendo sobre o assunto, pesquisando, participando de seminários e frequentando palestras. As informações sobre as possibilidades da tecnologia estão, literalmente, na palma da mão, basta acessá-las e processá-las. O que estamos vivendo é um caminho sem volta e quem não estiver conectado estará fora do jogo.

Conquistar o diferencial e aproveitar as oportunidades

Trazendo o olhar para um cenário de curto prazo, diante do contexto atual, quem largar na frente pode ter uma corrida mais tranquila, pois adotar tecnologias digitais no processo resultará em um diferencial entre os concorrentes. Além de os processos melhorarem, os clientes terão uma boa impressão da empresa.

Um exemplo de solução para a digitalização das indústrias é o catálogo eletrônico de produtos, que proporciona uma série de vantagens às empresas, como redução dos custos, melhora no relacionamento com toda a cadeia de suprimentos e maior fluidez na troca de informações.

Esse trabalho é feito dentro do conceito de social supply chain, dando atenção especial às pessoas e criando uma rede que interliga todos os membros da cadeia de suprimentos, que, assim como a indústria, também se beneficiará das vantagens das soluções digitais.

Nesse modelo, os dados sobre os produtos são armazenados e disponibilizados em uma plataforma digital e on-line, graças à computação na nuvem. Dessa forma, o catálogo pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento por revendedores, especificadores técnicos e clientes.

Se o profissional estiver em uma visita técnica, por exemplo, ele pode acessar as informações sobre o produto de um tablet ou de um smartphone, bastando apenar ter um login e senha. Não é necessário carregar diversos materiais impressos ou estar na frente do computador.

Outra vantagem do catálogo eletrônico é que ele permite a interação e, assim, pode funcionar como uma rede social. Os membros da cadeia de suprimentos podem trocar informações, sugerir melhorias, tirar dúvidas e opinar sobre a qualidade dos produtos, tornando todo o processo muito mais rico.

Por ser digital, esse modelo de catálogo também oferece o benefício da atualização rápida e instantânea. Qualquer novo produto ou melhoria pode ser inserido de forma ágil, ao contrário do formato impresso, pelo qual a adequação só poderia ser feita na edição seguinte do material.

Perceba que essa é uma maneira eficaz de colocar sua empresa no mundo digital. A partir daí, pode-se recorrer outras soluções e fazer uma migração mais completa para a tecnologia digital, tornando-se muito mais conectada com a realidade.

Com um DNA digital e inovador, a Catallog está à disposição para ajudar você nesse processo. Conte com a gente!