Entenda como funciona e as vantagens de um sistema para cotação

A geração de negócios dentro da indústria depende de uma série de fatores, como funcionalidade, qualidade e precificação. Mas tudo isso converge em dois pontos essenciais: a apresentação dos produtos e a facilidade dos clientes em encontrá-los e orçá-los para o fechamento de uma possível venda. Em outras palavras, os processos precisam estar muito bem alinhados e a ponta final precisa de um suporte completo para que consiga obter os resultados esperados. Com isso, contar soluções de catálogo e sistema para cotação pode fazer toda a diferença.

O portfólio de produtos de uma empresa é o seu maior bem, pois é a partir dele que ela conseguirá gerar receita para o negócio. Então, é necessário apresentá-lo de maneira completa e eficiente, pois de nada adianta ter as melhores soluções se elas ficarem escondidas.

E resolver essa questão é justamente a função de um sistema para catálogo de produtos. Por meio de soluções digitais, ele organiza todas as informações dos produtos oferecidos pela empresa de forma lógica e detalhada, apresentando todas as características de cada item. Isso inclui imagens, dimensões, funções, materiais utilizados, possíveis aplicações, durabilidade, especificações técnicas, diferenciais e uma série de outros dados.

Complementando o catálogo, entra em ação o sistema para cotação. Quando clientes finais e especificadores técnicos acessarem as informações dos produtos, eles já podem, no mesmo sistema, fazer um cadastro e solicitar o orçamento dos itens que precisam. A partir daí, seus contatos são encaminhados para o setor comercial da empresa ou para as revendas mais próximas, que receberão a demanda e seguirão com o processo de venda.

Vamos pensar em um exemplo prático. Imagine um engenheiro que trabalha na obra de um cliente e busca peças para sistemas elétricos. Na busca por opções, ele se depara com o site de uma empresa que fabrica esses produtos, mas encontra apenas dados superficiais e genéricos, como a área de atuação e exemplos de alguns produtos.

Para que o profissional possa especificar o que precisa e fazer uma cotação, o engenheiro precisa entrar em contato por telefone ou mandar e-mail com as revendas ou com a própria empresa, o que pode levar algumas horas ou dias. Há um grande gasto de tempo aí, não é mesmo?

Agora, imagine se essa mesma empresa contasse com um sistema para catálogo de produtos eletrônico e completo, contendo todas aquelas informações que citamos anteriormente e também um sistema de cotações. Ele poderia conferir sozinho se os itens oferecidos possuem as características que ele busca e conseguiria até fazer o orçamento de maneira muito mais prática. As revendas ou o setor comercial da indústria entrariam em contato para oferecer as opções.

Vantagens do sistema para cotação

Uma das grandes vantagens de contar com um sistema para cotação é o potencial de aumentar a geração de negócios. Isso porque, como vimos, essa solução agiliza o processo e facilita a vida dos diferentes elos da cadeia de suprimentos, deixando todos conectados e em sintonia.

Para o cliente ou especificador técnico, há três grandes vantagens. A primeira é que ele ganha tempo, pois pode fazer a cotação de forma muito mais rápida e não precisa correr atrás em busca dos orçamentos. A segunda é que eles podem ter opções de diferentes revendas em mãos para avaliar. Isso implica em preços e ofertas variadas. Por fim, o catálogo dá a ele a certeza de que o item orçado é o correto.

No caso das revendas, o sistema agrega a facilidade na negociação, já que, ao fazer o cadastro, os usuários deixam suas principais informações, como endereço, telefone e e-mail. Assim, fica mais fácil encontrar o cliente na hora de fazer uma proposta ou mesmo retomar o contato, sem contar que é possível também ter uma visão melhor das necessidades do público-alvo.

O risco de perder alguma venda por falta de algum dado também reduz consideravelmente, pois, como falamos, o cadastro conta com as principais informações dos clientes e especificadores técnicos. Pelo mesmo motivo, o faturamento também se torna mais rápido e ágil.

A geração de leads também ganha com a adoção de um sistema para catálogo de produtos. Por mais que as pessoas não fechem uma compra, a empresa não sai perdendo, pois os contatos estão ali e o setor de marketing consegue trabalhar para manter uma aproximação com esse público. Afinal, eles não chegaram por acaso. Alguma conexão existe.

No fim de todo esse processo, a indústria reduz a chance de que de os possíveis clientes fiquem desassistidos e, dessa forma, aumenta as vendas e a receita do negócio. E você, quer aplicar esse sistema na sua empresa? Converse com a gente e conheça melhor nossas soluções.