A necessidade de entender o cenário da indústria 4.0 no Brasil

Após diversas mudanças e transformações, o grande esforço da indústria agora caminha para a digitalização dos processos. A tecnologia necessária para isso vem sendo criada e constantemente aperfeiçoada dentro do movimento da indústria 4.0, tema sobre o qual já falamos aqui no blog. O que nós vamos abordar agora é a participação do Brasil nesse mercado e a implementação dessas soluções nas empresas do país.

Para tentar traçar um panorama, a Confederação Nacional da Indústria realizou, no início de 2016, um estudo inédito, no qual ouviu mais de 2 mil empresas e tentou entender como elas estão lidando com a digitalização dos processos, seja de manufatura, seja de marketing e outros.

De acordo com o estudo, a maior parte dos esforços feitos pela indústria no Brasil está na fase dos processos industriais. Das que afirmaram usar, ao menos, uma tecnologia digital, 73% fizeram na etapa de processos. Outras 47% utilizam na etapa de desenvolvimento da cadeia produtiva e apenas 33% em novos produtos e novos negócios.

Outro dado levantado pelo estudo mostra que a indústria brasileira ainda está se familiarizando com a digitalização e com os impactos que ela pode ter sobre a competitividade. Entre as empresas consultadas, 42% não identificaram quais tecnologias digitais, em uma lista com dez opções, têm o maior potencial para impulsionar a competitividade da indústria.

Com isso, o desafio para o Brasil agora é aproximar especialistas e indústria para ampliar o conhecimento sobre a indústria 4.0 e, assim, entender as mudanças que estão acontecendo. É necessário, de acordo com a CNI, identificar as aplicações industriais nacionais que podem se beneficiar mais com o avanço tecnológico.

A Collabo vem justamente investindo forte na digitalização e mostrando que essa é uma possibilidade real para as empresas brasileiras. Nesse sentido, um passo importante é compreender o cenário. Para isso, clique no botão abaixo e baixe gratuitamente o estudo realizado pela CNI.