O portfólio e as possibilidades que ele oferece à sua empresa

Portfólio pode ser definido simplesmente como a organização de um conjunto de trabalhos realizados por um indivíduo ou uma empresa para mostrar suas características e aptidões a um determinado público-alvo. No caso dos profissionais, os empregadores; no universo dos negócios, os potenciais clientes. Trata-se de um registro essencial, que exemplifica a capacidade de produção, a qualidade do resultado e os diferenciais perante os concorrentes.

Ainda que seja importante e indispensável para alcançar novas conquistas, nem sempre o portfólio é tratado com a importância que merece, especialmente nas empresas. Isso porque muitas vezes os gestores não conseguem enxergar de que maneira estratégica esse compilado pode auxiliar nos negócios. Mais que isso: o portfólio costuma ser tratado apenas como algo burocrático e que existe apenas por ser habitual fazê-lo. No entanto, é possível um outro olhar para esse registro tão relevante.

Um portfólio de qualidade tem mais de um produto

Aqui está um ponto importante sobre o portfólio: quanto mais produtos você tiver, mais chances de negócios haverá. Não só porque o volume de vendas aumenta, mas também porque existem mais chances de elencar as capacidades dos produtos. Um portfólio é, também, um registro do que foi desenvolvido, testado, vendido, aprovado, melhorado e, por conta disso, transformado em outro produto ou até descontinuado.

Esse tipo de movimentação, ao ser documentada, mostra agilidade, conhecimento, experiência, técnica e credibilidade ao seu negócio. Mesmo ao expor o que não foi adiante. Para você ter uma ideia, o Google, por exemplo, tem um portfólio de 177 produtos ativos, mais 79 descontinuados. A experiência da gigante norte-americana prova a importância de pensar em inovação para que as opções oferecidas tenham mais aderência às necessidades e expectativas dos seus potenciais clientes e, ao mesmo tempo, as chances para o seu desenvolvimento e protagonismo no mercado sejam maiores.

Mais que variedade, é preciso organização

O portfólio precisa ser visto e entendido como algo estratégico dentro de qualquer negócio, como já mencionamos. Assim é necessário organizá-lo e gerenciá-lo de uma maneira que ele contribua para a ampliação dos resultados. Para isso, além dos seus produtos, é preciso observar o crescimento do mercado e a participação que a sua empresa possui neste cenário. São dois elementos decisivos para avaliar se há espaço para crescimento e em qual direção ele deve ocorrer.

Ao analisar esses itens é possível identificar quais os produtos que são o seu porto seguro, embora tenham pouco potencial de evolução; quais demandam mais pesquisas e investimentos para melhorias, com o objetivo, realmente, de se tornarem estratégicos para o seu crescimento; além daqueles que não trazem retorno e precisam ser excluídos do portfólio ou reformulados completamente; e também os que só contribuem para o caixa em momentos específicos.

Essa é a forma de organizar o conteúdo da sua empresa de uma maneira a gerenciar as potencialidades dos produtos diante da demanda existente. Contudo, ainda é possível utilizar habilidosamente a apresentação de todo esse portfólio para que, após esse trabalho de gerenciamento, também seja possível realizar a venda diretamente da plataforma de apresentação daquilo que você oferece.

É nesse sentido que entram os catálogos de produtos. Como já dissemos aqui no blog, encará-los muito mais do que simples catálogos é de suma importância para aproveitar toda competência que esse material tem de gerar vendas. E as oportunidades são imensas: é possível integrar com as redes sociais e fazer do seu catálogo um verdadeiro e-commerce! No mínimo, desenvolver uma relação mais aprofundada e próxima com os outros integrantes da sua cadeia de suprimentos.

Imagine que o seu portfólio fosse apenas uma lista de produtos ou a descrição deles em seu site para que os potenciais clientes pudessem entender um pouco do que você faz. Essa é uma realidade que traz menos oportunidades do que se a descrição estivesse mais completa e bem apresentada, não é verdade?

Agora, se a apresentação das suas soluções estivesse em um catálogo impresso, por exemplo, com um bom material e bem diagramado, a percepção dos seus potenciais clientes em relação ao que você oferece já seria bem mais positiva! Só que, neste cenário, as chances de conversão dependeriam bem mais de uma iniciativa do cliente do que qualquer outra sugestão automática ou impulsionada proporcionada por você! Por isso, diante deste cenário, um catálogo digital traria muito mais negócios.

Com uma estrutura on-line é possível deixar os canais de contato mais próximos do seu cliente e ainda facilitar a descrição e atualização dos produtos. Além disso, com essa estrutura, é mais prático pensar em uma ação de e-commerce, justamente por já haver um cadastro completo e eletrônico de tudo o que você oferece.

Em suma, um portfólio é algo extremamente necessário e isso quase todo mundo faz. Mas pensar esse material como algo estratégico amplia o universo de possibilidades, otimizando todos os esforços de criação, marketing e comunicação de uma maneira geral. Quanto mais você aproveita e estimula aquilo que já tem por meio dessas ferramentas específicas (catálogo eletrônico e e-commerce, por exemplo), mais resultados alcança, com esforços reduzidos. Investimentos, claro, sempre serão necessários. Mas aqui há a segurança de estar destinando um recurso para valorizar ainda mais aquilo que a sua empresa faz. E isso, sem dúvida nenhuma, seu público irá perceber.

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, deseja compartilhar alguma experiência ou precisa de ajuda para aproveitar todo o potencial do seu portfólio, entre em contato com a gente! Deixe seu comentário abaixo e nós vamos conversando para pensar nas melhores alternativas para fazer a sua empresa crescer com o que ela já produz.