Saiba como fazer um site de vendas atrativo e eficiente

Há algum tempo, o e-commerce passou do estágio de tendência para realidade. E os números mostram bem isso. Apesar da crise, as lojas on-line registraram um incremento de 15,3% no faturamento em 2015, com expectativa de dobrar este número em 2016, de acordo com levantamento a E-bit/Buscapé. Não há dúvida de que as empresas têm algo grande para explorar, mas, nessa mesma velocidade, cresce também a exigência por parte dos consumidores. Então, para que o negócio virtual dê certo, é necessário saber como fazer um site de vendas atrativo e, ao mesmo tempo, funcional.

Os consumidores estão cada vez mais habituados aos diferenciais de comodidade, facilidade e agilidade. Independentemente do tipo de relação de consumo, essa lógica vale tanto para aqueles que buscam coisas para si próprios, para sua casa, lazer, dia a dia, quanto no meio corporativo, em compras para empresas ou para projetos.

Às empresas, há a vantagem de poder vender 24 horas, 7 dias por semana, sem precisar manter um pessoal alocado a acompanhar e processar estes pedidos a todo tempo e, dessa forma, lucrar com essa presença constante à serviço dos clientes. Por outro lado, é importante considerar que o potencial comprador não terá ninguém para convencê-lo a fechar negócio ali, na hora. Ninguém estará argumentando com ele. Por isso tudo precisa convergir para a venda.

Diante disso e das soluções que já existem, o fato é que o parâmetro de comparação das pessoas está alto. Portanto, quem resolver investir neste segmento deve ficar atento a alguns cuidados. Para ajudar você nesse processo, vamos citar a seguir nove pontos importantes.

Confira os itens e saiba como fazer um site de vendas

Planejamento

Antes mais nada, o primeiro passo para montar um bom site de vendas é fazer um planejamento. Para isso, duas ações são necessárias. Uma delas é conhecer seu público-alvo, ou seja, identificar os possíveis clientes da loja. A outra é saber quem é seu concorrente. Faça uma análise criteriosa do mercado e das empresas que atuam nele. Assim, é possível pensar em um diferencial, algo que o coloque na frente, em posição de destaque.

Parceiros

Como veremos mais à frente, um e-commerce, assim como uma loja física, conta com uma série de parceiros que fornecem produtos, atuam na logística, desenvolvem a tecnologia utilizada no site ou participam em outros aspectos. Para que seu negócio dê certo, é essencial que essas escolhas sejam bem feitas. Se a página sai do ar por uma falha na plataforma, por exemplo, os clientes vão culpar você e não a empresa que presta esse serviço. Então, todo cuidado é pouco nesse momento. Avalie referências, portfólios e elabore um bom contrato.

Plataforma

Tratando-se de uma loja virtual, podemos dizer que a plataforma é um item que merece atenção máxima, pois sem ela nada funciona. Existem diversas opções no mercado, gratuitas ou pagas. Uma dica importante é escolher uma que esteja de acordo com suas expectativas, mas que também possa ser moldada ao longo do tempo. Com isso, seus projetos de expansão do site não ficarão estagnados por conta da escolha errada da tecnologia.

Catálogo

Uma alternativa para montar sua loja virtual é aproveitar os benefícios de seu catálogo, caso ele seja eletrônico. Se você ainda não conta com uma dessas soluções, procure uma e monte um portfólio estruturado de seus produtos. A vantagem é que, assim, será necessário cadastrar as peças em um único lugar.

Uso do Big Data

Essa tecnologia coleta dados de navegação, monitora o comportamento do consumidor, faz o processamento e gera informações que podem ser utilizadas para traçar inúmeras ações estratégicas para aumentar o volume de vendas. Com isso, uma das possibilidades é aprimorar os mecanismos de busca das páginas, além de interpretar as intenções de compra e apresentar vitrines com as ofertas mais relevantes para cada usuário.

Pagamento

Outro item importante diz respeito à forma como você vai receber os pagamentos em seu site. Uma das opções é contar com um intermediário, que tomará conta de todos os detalhes, incluindo ações contra fraudes. Outra alternativa são os gateways de pagamento, que prometem melhores conexões com as redes que administram os cartões. A diferença é que, se optar por esse formato, é necessário contratar mais serviços, como os que protegem sua loja das fraudes. Por fim, ainda há a opção de lidar diretamente com as redes e aí negociar diretamente as taxas e outros pontos do processo.

Segurança

Cuidar desse item é fundamental para atrair consumidores para o seu site. Por mais que esteja comprovada a segurança em transações eletrônicas, muitas pessoas ainda possuem receio em expor suas informações na internet, ainda mais com as notícias sobre atuações de hackers. Por isso, investir em um sistema que proteja os dados de seus clientes é extremamente importante.

Suporte

Toda loja virtual está sujeita a receber reclamações ou enfrentar problemas operacionais. Por isso, disponibilizar ao consumidor uma maneira fácil e eficiente de ele se comunicar com sua empresa é imprescindível. Existem algumas alternativas de canais, como telefone, e-mail, redes sociais e até mesmo aplicativos.

Marketing

Agora que você seguiu todos os nossos conselhos e investiu nos pontos que citamos, está tudo pronto, certo? Ainda não. Depois que seu site estiver devidamente montado, os consumidores precisam chegar até ele. E é aí que entra em ação o trabalho do marketing, que oferece algumas formas de chamar a atenção das pessoas, entre elas o conteúdo. Disponibilizar a elas informações úteis, que as ajudem no dia a dia e ainda estejam ligadas ao seu produto é uma ótima estratégia.

Logística

Fazer o produto chegar até o consumidor da melhor maneira possível é outro ponto de atenção fundamental. Entregar produto com atraso, avariado ou incompleto pode colocar a perder todo o trabalho feito para montar e divulgar o site. Cumprir prazos e garantir que o cliente receba o que comprou é uma obrigação. Existe as opções dos Correios e de transportadoras particulares. Você precisa avaliar os prós e contras e ver o que melhor se encaixa em suas expectativas.

Esperamos que os pontos levantados possam ajudar você a montar sua loja virtual e obter os resultados esperados. Fique à vontade para deixar suas dúvidas nos comentários.