Saiba como um sistema para pedidos pode trazer resultados

Um sistema para pedidos pode fazer a diferença no dia a dia de todos os envolvidos na cadeia de produção. A indústria ganha uma ferramenta precisa para acolher e atender a demanda, as revendas têm capacidade de realizar um melhor atendimento e atuar com mais qualidade na gestão do estoque e os clientes e especificadores têm uma alternativa para fazer os seus pedidos e orçamentos com mais informações e agilidade.

É preciso considerar que existem diversas maneiras de fazer um orçamento ou comprar os produtos necessários a um projeto. Contudo, quanto mais completo e tecnológico for o recurso utilizado, menores são as possibilidades de erros no processo e maiores são as chances de todas as partes saírem satisfeitas.

Para entender melhor, vamos verificar o que cada elo da cadeia de suprimentos tem a ganhar com um sistema para pedidos, começando pela indústria, que é quem alimenta todos os envolvidos.

Sistema para pedidos servindo à indústria

A principal vantagem para uma indústria em disponibilizar um sistema para pedidos é ter o registro de quem faz essas solicitações. Isso permite ter um relacionamento melhor com o público consumidor e, assim, produzir de acordo o que ele demanda. Essa iniciativa auxilia na programação da produção, dando mais atenção ao que é mais solicitado, ajustando o volume daquilo que tem menos saída e alterando especificações técnicas (quando possível) de maneira a servir melhor o anseio do mercado.

Na relação com as revendas, um sistema para pedidos contribui para o estreitamento do relacionamento, a compreensão das necessidades de cada uma ― principalmente para o atendimento mais qualificado ao público final ― e, também, para a verificação do trabalho dos revendedores na promoção da marca.

Isso tudo leva a mais vendas, mais satisfação de todas as partes envolvidas, uma produtividade mais assertiva e estratégica e, no fim das contas, mais lucratividade.

Sistema para pedidos servindo à revenda

As revendas são o elo entre o cliente e a indústria. Elas repassam a demanda e ao mesmo tempo criam um relacionamento entre o público e a marca. Mas, ao mesmo tempo que intermediam as necessidades, elas mesmas podem ser profundamente beneficiadas com um sistema para pedidos.

São as revendas que podem aproveitar as informações contidas nesse sistema de forma mais direta. Assim, têm a possibilidade de conhecer melhor o cliente e propor uma nova negociação após um orçamento que não foi adiante. O sistema ainda permite entrar em contato para realizar um pós-venda e, até mesmo, estar mais próximo das necessidades. Com base nisso, oferecer um adicional ou um serviço diferenciado.

Afinal, um sistema para pedidos guarda todas as informações do cliente ou especificador, com as quais é possível realizar um atendimento muito mais exclusivo e ágil, convertendo essas informações em relacionamento qualificado e este relacionamento em resultados.

Ao mesmo tempo, facilita o contato com a indústria, ao permitir a verificação do portfólio completo e a avaliação da capacidade de atendimento conforme o volume de produção. A indústria, então, pode aproveitar desse contato para sugerir produtos com mais recursos ou características (up-selling) ou produtos complementares (cross-selling), o que permite a composição de um mix mais adequado e equilibrado, favorecendo ambas as partes ao aumentar as possibilidades de venda e deixar o cliente ciente dos lançamentos e outras opções do portfólio.

Assim, é possível atender melhor o cliente, propor soluções que ele nem mesmo imaginava que precisaria e, com isso, deixá-lo mais satisfeito. A revenda, por sua vez, colhe resultados e deixa as vendas mais encorpadas e saudáveis.

Sistema para pedidos servindo ao cliente e especificador

Se avaliarmos sob o ponto de vista estratégico, os dois elos da cadeia de suprimentos que acabamos de citar têm muito a ganhar com um sistema para pedidos. No entanto, é o público final, cliente e especificador, que acabam absorvendo os maiores e melhores benefícios. Essas facilidades, claro, vão impactar positivamente nas outras etapas, mas são vantagens exclusivas para quem precisa fazer uma compra ou orçamento.

E aqui está mais uma vantagem de indústrias e revendas: sendo interessante para o cliente e para o especificador, sua empresa sai à frente como aquela que fornece as melhores soluções, mais facilitadoras.

Mas vamos entender em quê exatamente esse público pode ser contemplado.

Em primeiro lugar, um sistema para pedidos permite conhecer de maneira mais ampla o mix de produtos ofertados e, assim, optar por aquilo que mais atende às necessidades do projeto. Além disso, o volume de informações técnicas facilita na escolha do que realmente é o ideal, evitando o risco de erros em relação ao produto mais adequado e à quantidade necessária.

Por fim, como dissemos, todos acabam sendo beneficiados. Por mais que a indústria, num primeiro momento, não perceba tão imediatamente as mudanças nos resultados e processos, num médio prazo tudo tende a ficar mais positivo. E em longo prazo as conquistas serão ainda mais relevantes: clientes mais fidelizados, confiança na marca aumentada, revendas engajadas e retorno financeiro comprovado. Trata-se, sem dúvidas, de um investimento poderoso!

Portanto, adote hoje mesmo um sistema para pedidos on-line para a sua indústria. Facilite o dia a dia e as negociações das revendas, expanda seu volume de vendas e produção e aproxime-se ainda mais do seu público final. Se precisar de auxílio para implantar essa ferramenta inovadora, a Collabo está à disposição para ajudar por meio do módulo Sales. Com ele, o modelo de social supply chain e as melhores práticas de inbound marketing trabalham juntas para ampliar a produtividade das equipes comerciais, qualificar leads e aumentar o nível de serviço para a base de clientes, sem perder a personalização do atendimento. Conheça! E em caso de dúvidas, fale com a gente ou deixe seu comentário no espaço abaixo.